domingo, 20 de julho de 2008

Afro na tud gent, Hernâni

Realmente estamos radiantes. Ainda bem que o ócio criativo não nos permitiu escrever antes do extraordinário concerto que vimos ontem na tal Academia de Música Jotamonte. Hernâni Almeida apresentou-se com uma maturidade impressionante. Humilde, fez referência e homenagem aos mestres vivos que o ajudaram a tecer a veia musical. Uma postura que nos fez lembrar de Paulino Vieira na Baía das Gatas, um ano atrás; isto também é uma homenagem. O tal espaço estava apinhado de gente.
Perante algum nervosismo inicial, explicável, Hernâni envolveu toda a gente com um Afronami poderoso. Uma sincera exposição do seu percurso que começou já algum tempo. Será que alguém ainda lembrava do menino nos teclados do grupo no grupo de Mick Lima? ( na foto, ao lado de Nitu) Ficou claro para todos nós qual é a sua procura. E com a responsabilidade e a verdade com que este gajo trabalha, qualquer um consegue imaginar aonde vai chegar o Almeida. Foi bom ver meninos, como o Cali a trabalhar com um percussionista do calibre de N’du.
O público, na sua grande maioria jovens, foram ali para ver, ouvir e degustar um concerto muito bem preparado. Parabéns também ao pessoal da técnica. Afinal os jovens (que são sempre o saco de pancadas quando a coisa vai mal) não estão perdidos musicalmente. Os responsáveis estão por toda a parte, a começar por esse povo que faz a selecção musical nas rádios. Hernâni, rogamos-te uma praga. Que esse Afronami, seja o verdadeiro início do teu elegante percurso musical.
t.
foto cedida por Mick Lima

Quem sabe, sabe. Quem não sabe…

Depois das autárquicas, quem sabe a Zau chega finalmente à Câmara, pois fica difícil para nós, míopes, perceber a sua passagem por aquelas bandas. Quem sabe, finalmente, o Cuxim volta para as lides de artes literárias, de onde nunca deveria ter saído, e passe a comportar-se mal como o menino traquinas que sempre foi. Quem sabe o Tuta volte para os seus negócios como alternativa. Sobretudo à criação de galinhas, tendo como sócio o Cuxim. Mas, vindo do Tutinha, já sabemos que os ovos serão de oiro. Quem sabe o Angula vá finalmente fazer oposição, coisa que não se viu durante o pleito. Que situação!!!

t.

A cidade cresce desordenadamente

Quando a autarca de São Vicente reivindicou, durante a campanha eleitoral, de que a sua gestão era responsável pelo aumento do perímetro urbano, que foi duplicado, a afirmação pareceu-me estranha. Porque dava a ideia de ser um crescimento planeado. Mas quem anda pelos arredores da cidade, particularmente nas encostas, pode ver a desorganização. Não há arruamentos, nem barreiras de protecção nos declives, para não falar nos acessos que, na maioria das vezes, são vedados às viaturas, inclusive aquelas que podem salvar vidas, como as ambulâncias e viaturas dos bombeiros e da polícia. Para quando o Plano de Ordenamento Territorial de São Vicente?

m.